Berlim não para… sempre tem atividade/evento para diversos gostos. Tivemos o prazer de ir em um dos 3 dias do evento Vegan Vegetarisches Sommerfest em Alexander Platz, Berlim. Shows, palestras, materiais de divulgação, produtos veganos e, claro, muuuuita comida. Evento vegano que se preze precisa que a comilança seja destaque.
- Pão com salsichão vegano
- Burger
- Doce do demonho
- Kindergarten
Num dia de domingo, provamos a famosa bebida Club Mate. É um chá gelado e, pra quem gosta de chimarrão, fica fácil de gostar. Com mais cafeína do que imaginávamos (depois de tomar algumas durante o dia tive muito problema em pegar no sono), ela é bem refrescante e substitui tranquilamente o cafezinho em dias quentes. E neste domingo estava bastante quente. Andamos bastante de bicicleta, junto com a Lisandra, uma gaúcha que conhecemos uns dias antes através da Regina, uma amiga em comum. Fomos primeiro desde o bairro Neukölln para o Mauerpark, famoso por ter o maior mercado de pulgas de Berlim. Neste parque também ocorre um evento de open mic, que é uma espécie de palco, lotado de espectadores, e que tu podes escolher alguma música e cantar no karaokê. Divertido.
Após o Mauerpark fomos em direção ao “Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor), passeamos um pouco no Tiergarten (um grande parque) e no memorial do holocausto (é um memorial em Berlim para vítimas judias do Holocausto).
E tem o parque que mais gosto de pedalar ou caminhar/correr é o Tempelhofer Park, um antigo aeroporto da cidade. É gigante, totalmente plano, com áreas delimitadas cercadas para quem tem cachorro soltá-lo e, como não tem impedimentos para vento, é um ótimo lugar para esportes e brincadeiras que o usem. No mínimo interessante de ver a diversidade de coisas que um bom vento pode proporcionar.
- Música ao vivo no fim de tarde
- Horta
Outros passeios quaisquer:
- Görlitzer Park
- Görlitzer Park
- Muro com copyright Google
- Comunidade de Vegetais
- Comunidade de Vegetais
- Passeio de Barco
- Moabiter Brücke
- Club Mate!
Resumo das peculiaridades da Alemanha
– Berlim é super cidade das bicicletas. Tem filho ou cachorro e pensa em abandonar a bike? Nem pensar.. dezenas de alternativas fofas para carregar teu filhote. Ainda tem diversos outros estilos, com banquinhos especiais para a quando a criança fica um pouco maior. Só alguns exemplos:
- Fonte: http://totalwomenscycling.com/lifestyle/carry-a-child-on-a-bike-31099/
– As bicicletas precisam estar por dentro da lei. Precisam ter buzina e, para andar a noite é necessário ter luzes na frente e atrás
– Não é lei formal, mas lei consensual: compre o melhor cadeado possível… o furto de bicicletas em Berlim é gigante. Senti na pele.
– Muito comum os atendentes de estabelecimentos comerciais não falarem inglês (ou nitidamente não quererem)
– Sempre tem festa, show, feira rolando
– Muitos imigrantes
– Supermercados não tem sacolas grátis. Ou leva a tua, ou compra ou carrega as compras na mão.
– Domingo poucos comércios abrem
– E o que eu mais gosto: A maioria dos cascos de bebidas (vidro, plástico ou metal), vale dinheiro mesmo. Pode levar contigo na maioria dos supermercados, inserir na máquina própria pra isso e ter descontos. O caso vale a partir de 8 centavos de euros por garrafa… tendo algumas que valem até 25 centavos! Converte isso em reais e vai pra praça procurar garrafas! :p
nós fizemos várias destas cousas tb! teria sido divertido se estivéssemos juntos! besitos, zana!
Teria sido ótimo Taís! Pelo visto agora estamos na época só dos desencontros… ou eu que ando atrasada. Só agora vou ter a chance de conhecer Salvador… Espero que não me atrase pra conhecer a Itália e te ver aí 😀