8 sabores da Tailândia

Nada como uma viagem para ampliarmos nosso cardápio.

Algumas coisas que provamos e aprovamos. A maioria consumimos só na Tailândia, mas muita coisa se encontram em vários países ao redor:

1. Manga com Arroz

Sobremesa tailandesa típica, me apaixonei pelo famoso Mango Sticky Rice. São pedaços de manga acompanhados de um arroz glutinoso, açúcar e leite de coco. Banana também se faz um ótimo acompanhante do arroz. Aprendi a fazer em nossa aula de culinária 🙂

mango-sticky-rice

tamarindo2. Tamarindo

O Chaves teria um sucesso em vendas… Aqui na Ásia, tamarindo é algo bem popular. Existem de diversas formas: suco, molho, desidratado, doce, doce apimentado. Gosto de todas as formas. Essa foto mostra os snacks comprados em tudo quanto é mercado, com açúcar, flavorizado com damasco e pimenta.

 

3semente-melancia. Sementes de melancia

Levemente salgadas ou doces, são vendidas tanto elas já “maduras” quanto novinhas, ainda brancas. Essas segundas acho muito melhor, são bem macias. Só não vale pensar muito como elas são separadas antes de embalarem.

 

4. Fava

Chamado de Broad Bean, é um tipo de feijão frito com sal. Super comum de encontrar pela Tailândia é um petisco pra lá de gostoso.

broadbeans

aloevera5. Aloe Vera

Eu conhecia como Babosa e já tinha usado aos montes na infância, seja como alguma pasta caseira milagrosa pra algum machucado ou um xarope pra sabe-se lá pra que. Sucos com pedacinhos de aloe vera parece ser uma das formas mais comuns do uso. Dizem ser bom para o sistema digestivo, mas parece que sem muita comprovação científica.

 

 

kaffir-lime-leaves6. Folhas de Kaffir Lime

Em português acho que se chama de Combava, uma fruta cítrica popular da Ásia e com folhas muito aromáticas. Essas folhas são utilizadas pra fazer o famoso Green Curry daqui (dentre várias outras coisas). Tem um sabor muito marcante e pode ser um pouco enjoativo para quem ainda não está acostumado.

 

7. Jambo Rosa

Uma frutinha doce e suave, fácil de comer. Macia, a consistência lembra um pouco maçã. Provavelmente por isso que o nome dela em inglês é Rose Apple (maçã rosa)

roseapple

guava8. Goiaba branca

Essa é uma goiaba que tenho coragem de comer. As com polpa vermelha do Brasil normalmente evito porque em 101% das vezes encontro o bicho da goiaba. Enfim, a polpa é branca e mais durinha, sem muitas chances de ter vida passeando por ali (espero que não fiquem somente mais discretas). O sabor é mais suave e a toda ela tem uma consistência semelhante.

Outras frutas comuns por aqui: Jaca, durian, mamão, banana, pitaya (dragon fruit), rambutan, lichia, longan, mangostão

You may also like...

2 Responses

  1. Dai says:

    Que legal estes snacks!!! Sabe que jambo rosa tem aqui no norte…acho muito perfumada esta fruta e bemmm saborosa! Trouxe de belém e comi em homenagem a vcs rambutam e mangostão!
    E, curiosidade…Qual o sabor do aloe vera?

    • Rosana Kunst says:

      Isso, aqui parece ter várias frutas comum do norte!
      Aloe Vera é sem sabor, meio que uma gelatininha… o que dá graça é ele acompanhado em algum suco. Bem comum com suco de uva verde ou maçã!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *